A LeishmaniosePrevenção

Como o Calazar é Transmitido para o Homem e qual a Importância do Cão neste ciclo

O Calazar, nome popular para a Leishmaniose Visceral é uma zoonose, ou seja, uma doença que afeta tanto humanos, quanto animais. É considerada uma doença silenciosa, já que seus sintomas não são de fácil detecção e, pode ainda levar vários meses para manifestar sintomas. Além disso, muito perigosa, pois acomete sofrimento e não possuí cura parasitológica.

Em entrevista, o presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV, Nélio Batista de Morais, alertou para o fato da Leishmaniose Visceral ser uma doença negligenciada. E o artigo de agosto de 2020 ainda continua informando que o Brasil, concentra a maioria de casos dessa enfermidade no mundo.

calazar

Mas afinal, o que é calazar?

Calazar é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo a espécie Leishmania infantum chagasi o agente etiológico causador da doença no Brasil.

Como dito, a Leishmaniose Visceral Canina, ou Calazar é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos e vice e versa. No meio urbano, o cão é o principal reservatório da doença e por isso a prevenção dele é tão importante.

Aqui no blog, temos um artigo bem completo que trata da: A importância do cão no ciclo da Leishmaniose Visceral Canina, recomendamos a leitura.

Como veremos melhor adiante, a doença é transmitida aos cães e humanos através da picada do mosquito palha infectado com esse parasita.  A doença não se manifesta imediatamente após a picada do mosquito palha infectado. Esse processo pode levar em média de 6 meses a 2 anos.

Como o Calazar é transmitido para o homem?

Como o Calazar é Transmitido para o Homem e qual a Importância do Cão neste ciclo

O Calazar é transmitido para o homem da mesma forma que é transmitido para os cães, através da picada do Mosquito-palha infectado. A simples picada do flebótomo não transmite o parasito (Leishmania infantum chagasi), para tal o vetor precisa ter picado antes um humano ou animal contaminado.

Quando o mosquito se alimenta do sangue, ele “suga” a larva do protozoário e, em seu intestino, essa larva irá passar por transformações antes de estar pressente no aparelho sugador do mosquito. É dessa forma que o Mosquito-palha se torna um vetor da Leishmaniose Visceral.

Ao se alimentar o Mosquito-palha, então contaminado, transmite o protozoário a um novo hospedeiro. Esse novo hospedeiro poderá ser um cão ou um ser humano.

Como mencionado acima, no meio urbano, o cão é o principal reservatório da doença e por isso a prevenção dele é tão importante. Aqui no blog temos diversos artigos dando dicas e métodos efetivos de prevenção, como o Double Defensa da CEVA Saúde Animal, composto pela vacina Leish-Tec e pelo repelente tópico Vectra-3D. Saiba mais aqui (linkar)

Como saber se meu cão tem calazar?

Como o Calazar é Transmitido para o Homem e qual a Importância do Cão neste ciclo

Não é possível saber ao certo quantos animais infectados há atualmente, uma vez que a doença não é de notificação compulsória, isto é, os médicos-veterinários não têm obrigação de levar aos órgãos públicos de saúde a quantidade de casos existentes.

O primeiro a se fazer é levar seu cão ao médico-veterinário, único profissional habilitado para diagnosticar o Calazar em cachorros. O profissional irá pedir um exame para diagnosticar o Calazar. Em caso de resultado negativo, as ações preventivas devem ser iniciadas de imediato.

Contudo, se o resultado for positivo (cão contaminado), deve-se começar o tratamento e mantê-lo até o final da vida do animal.

Principais Sintomas do Calazar em Cachorros

O cachorro com Calazar pode apresentar sintomas diferentes, tais como:

  • Alopecia – perda de pelos;
  • Descamação da pele – sobretudo no focinho;
  • Úlceras na pele – mais comum na orelha, na cauda e no focinho;
  • Emagrecimento;
  • Desânimo, e;
  • Onicogrifose – alto crescimento das unhas.
Como o Calazar é Transmitido para o Homem e qual a Importância do Cão neste ciclo
1 – Área de alopecia-hipotricose com presença de disqueratinização furfurácea, crostas hemáticas (setas), eritema e lignificação local. 2 – Disqueratinização (seborreia) em ponta de orelha (dermatose marginal). 3 – Hiperqueratose nasal / Crédito de imagem Dr. Claudio Rossi e Dr. Maurício Zanette

Quando o Calazar está mais avançado, também pode haver o surgimento de ínguas; esplenomegalia (que é o aumento do baço); e hepatomegalia (aumento do fígado). Além disso, o cachorro pode apresentar problemas no fígado, hemorragias no intestino, vômitos, atrofias nos músculos, alterações de habilidades locomotoras e articulares; e problemas nos olhos, como conjuntivite.

O sistema imunológico do cachorro enfraquece, o que facilita outras patologias por meio de vírus e bactérias. Se não for devidamente diagnosticado e tratado por um médico-veterinário – o único profissional com habilitação para fazê-lo – o cachorro pode morrer!

Tem cura para calazar em cachorro?

Como o Calazar é Transmitido para o Homem e qual a Importância do Cão neste ciclo

Até o momento, não existe cura parasitológica para o Calazar ou Leishmaniose Visceral Canina, os medicamentos atuais conseguem diminuir a quantidade de parasitas circulantes no organismo e com isso, minimizam sintomas da doença melhorando a qualidade de vida do cão, porém nenhum fármaco consegue promover a eliminação completa da Leishmania.

Portanto, pode promover cura clínica, mas não parasitológica e por isso a importância do uso de repelentes tópicos em cães positivos.

Etiquetas
Mostrar mais

Redação do Blog

A Ceva é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de saúde animal.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Gostaria de saber o perigo que está doença trás a humanos,
    Pois estamos com medo estamos morando em um lugar com
    Muitos mosquitos.

  2. Se furar com uma seringa que foi aplicada uma medição no cachorro com calazar tem alguma risco de contaminação e inflamação no local, da furada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Se inscreva aqui e receba as notícias em primeira mão para proteger seu cão!

Você se inscreveu com sucesso!

Fechar