DicasPrevenção

Posso pegar Calazar do meu cachorro? (2022)

Sabemos que o cachorro é um importante reservatório da Leishmaniose Visceral, ou Calazar. Contudo, é errado afirmar que o cão transmite essa doença, tanto para os humanos, quanto para outros animais.

Então, se não é o cachorro que transmite a doença para o homem, como ela chega nos humanos e porque é tão mencionado a importância de proteger o cachorro do Calazar?

Essas são excelentes perguntas e esclarece-las pode ser o começo do processo de conscientização e combate a Leishmaniose Visceral Canina. Portanto, para começarmos tudo muito bem, vamos antes entender o que é a Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar.

Posso pegar Calazar do meu cachorro

O que é Calazar?

O Calazar é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo a espécie Leishmania infantum chagasi o agente etiológico causador da doença no Brasil.

O Calazar é uma zoonose, portanto pode ser transmitida de animais para humanos e vice e versa. No meio urbano, o cão é o principal reservatório da doença e por isso a prevenção é tão importante.

Considerada uma doença silenciosa, não se manifesta imediatamente após a picada do Mosquito-palha infectado. Esse processo pode levar em média de 6 meses a 2 anos até que os primeiros sintomas se manifestem.

Quais são os primeiros sintomas do Calazar nos cachorros

O Calazar pode apresentar sintomas diferentes em cada animal. Fatores como a quantidade de parasitos (carga parasitária) e a condição do sistema imunológico do seu cão após a infecção possuem influência nisso. Até mesmo os primeiros sintomas a se manifestarem podem variar de um cachorro para outro.

Os sintomas da Leishmaniose Visceral Canina não seguem uma ordem, e podem se manifestar aleatoriamente, e é por isso que somente um médico-veterinário pode diagnosticar com precisão o Calazar no seu cão.

De uma forma geral, podemos destacar os principais sintomas do Calazar em cachorros, são eles:

  • Alopecia – perda de pelos;
  • Descamação da pele – sobretudo no focinho;
  • Úlceras na pele – mais comum na orelha, no focinho e na cauda;
  • Emagrecimento;
  • Desânimo; e
  • Onicogrifose – crescimento excessivo das unhas.

Posso pegar Calazar do meu cachorro?

Posso pegar Calazar do meu cachorro

Como já dissemos no início do artigo, não, você não pega ou transmite o Calazar. Tanto do seu cão para você, bem como de você diretamente para seu cão. Ou ainda, não pega ou passa de um humano para outro. E também, não é transmissível de um cão para outro.

Para que ocorra a infecção do Calazar é preciso um vetor, que neste caso é o Mosquito-palha, um flebotomíneo da espécie Lutzomyia longipalpis. Além disso, antes de transmitir a doença o mosquito também precisa estar infectado pelo parasita, e isso se da quando um flebotomíneo pica um animal infectado.

Dessa forma, no intestino do vetor (Mosquito-palha), os parasitas são liberados e se transformam em promastigotas. Dentro do mosquito elas se multiplicam no intestino médio ou posterior para então migrarem para a válvula estomodeal do vetor, onde formam um tampão que degrada a válvula e impede a ingestão de sangue. O inseto, ao realizar outra refeição, é obrigado a ejetar os promastigotas para o animal picado, para então conseguirem sugar sangue, e é desta forma que os parasitas chegam a um novo hospedeiro.

A prevenção e o combate ao Mosquito-palha são as estratégias de combate a doença mais eficazes. O cachorro com Calazar é considerado o reservatório da doença mais comum no meio urbano , e por isso o tutor deve ter toda atenção e cuidados com o seu pet afim de evitar que ele seja contaminado e se torne um reservatório do parasita causador da Leishmaniose Visceral.

Como prevenir o Calazar?

Posso pegar Calazar do meu cachorro? (2022)

De certa forma, não é errado dizer que ao proteger seu cão contra a Leishmaniose Visceral Canina você também está protegendo a você e sua família.

A forma recomendada para evitar que o cão se infecte, é utilizando repelentes e vacinando. O repelente evitará que o cão entre em contato com o Mosquito-palha e a vacina protegerá o animal caso um Mosquito-palha infectado o pique, ou seja, o animal estará protegido por dentro e por fora.

Vectra 3D é o repelente tópico para cães que evita a picada do mosquito palha por até 30 dias, começando a agir 1 hora após a aplicação, além de sua ação contra pulgas e carrapatos. Pode ser em cães a partir de 7 semanas ou 1,5kg.

Leish-Tec é a única vacina para cães contra a Leishmaniose Visceral Canina (Calazar) aprovada pelo MAPA e pelo Ministério da Saúde no Brasil e possui uma proteção individual de até 96%. A vacinação pode ser feita em cães a partir do 4º mês de idade por um médico-veterinário.

Mostrar mais

Redação do Blog

A Ceva é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de saúde animal.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Se inscreva aqui e receba as notícias em primeira mão para proteger seu cão!

Você se inscreveu com sucesso!

Fechar