Dicas

Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?

Mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) é um inseto hematófago da família dos Psychodidae. É um dos principais vetores da leishmaniose visceral.

O mosquito-palha é um flebotomíneo cujo desenvolvimento das larvas depende de alimentação proveniente de matéria orgânica depositada no solo. Somente as fêmeas do mosquito-palha se alimentam de sangue, por isso são chamadas de hematófagas.

A Prevenção contra a Leishmaniose Visceral Canina

Após o acasalamento, as fêmeas do mosquito-palha se alimentam de sangue, pois é das substâncias presentes nele que as elas obtêm os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos seus ovos, os quais depositará em ambientes de sombra, úmidos e ricos em matéria orgânica.

Como identificar o Mosquito-palha

O mosquito palha tem este nome devido a sua cor que lembra a tonalidade amarelada da palha. É um mosquito muito pequeno com longas asas. Ainda sobre as asas, elas possuem pequenos pelos bem característicos da espécie.

Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?

Normalmente é encontrado em locais úmidos, com pouca luz e com muita oferta de matéria orgânica (restos de folhas, dejetos etc.). E como dito anteriormente, a matéria orgânica é muito importante no ciclo de desenvolvimento do mosquito palha. Este ciclo contém quatro fases, que são:

  • Ovo;
  • Larva;
  • Pupa e;
  • Mosquito adulto.

Combater o mosquito-palha é combater a Leishmaniose Visceral Canina

Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?
Ambiente perfeito para a proliferação do Mosquito-palha.

Manter quintais, terrenos e criadouros de animais, como galinheiros por exemplo, sempre limpos é um dos primeiros cuidados que as pessoas devem ter. Após o acasalamento, as fêmeas do mosquito-palha, um dos principais vetores da leishmaniose visceral canina depositam seus ovos, especialmente em substratos úmidos e ricos em matéria orgânica, tais como: fezes de animais, folhas secas, frutos em decomposição e até lixo doméstico.

Os animais domésticos, em especial os cães, estão entre as principais fontes de alimento da fêmea do mosquito-palha, e é por isso que o uso de repelentes tópicos como o Vectra 3D é altamente recomendado.

Sua atividade se inicia por volta das 18h e termina somente no final da noite/começo da madrugada, horário que geralmente os cães estão dormindo e não percebem a picada. Os locais de preferência da picada nos cães, são os locais com menor quantidade de pelos como: focinho, orelhas, barriga.

Com uma vida média de 20 dias, as fêmeas do mosquito-palha buscam avidamente por alimento a fim de gerar sua prole. E é por isso que proteger os animais domésticos, em especiais os cães é tão importante.

No artigo,  A importância do cão no ciclo da leishmaniose visceral canina a médica veterinária Raquel Torres explica muito bem como os cães picados pelo mosquito-palha infectado exercem um papel relevante no ciclo da doença.

“O cão é considerado uma espécie muito importante no ciclo da leishmaniose visceral em áreas urbanas, pela proximidade com o humano e por ter alta capacidade de infectar o vetor, fazendo com o que ocorra o ciclo da doença”.

Explica Raquel Torres, médica veterinária da CEVA Saúde Animal.
Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?

“A forma mais comum de transmissão é através do vetor, um flebótomo (Lutzomyia longipalpis) conhecido principalmente como mosquito-palha. Ao picar um animal infectado, a fêmea do mosquito-palha ingere a leishmania e a transmite para outros animais através da picada.”

Complementa Raquel

Como afastar mosquito-palha do meu cão?

A forma recomendada pelos especialistas para afastar o mosquito-palha do seu cão é a utilização de repelentes tópicos específicos para os cães. O repelente, repele e/ou mata o mosquito e dessa forma, evita que ele entre em contato com o seu cão.

Quando falamos em Leishmaniose Visceral Canina, a proteção pode ser ampliada empregando o método Double Defense ou Dupla Proteção da CEVA, que você pode conhecer melhor no artigo lincado acima. O método Double Defense criado pela CEVA utiliza o repelente tópico Vectra 3D e evita a picada do mosquito palha e a vacina Leish-Tec protegerá o animal caso um mosquito palha infectado o pique, ou seja, o animal estará protegido por dentro e por fora.

Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?

O que é o Vectra 3D

Vectra 3D é produto tópico para cães com ação contra mosquitos, flebótomos, pulgas e carrapatos. Por ser tópico, ele age na superfície da pele e dos pelos, evitando a picada dos vetores e consequentemente a transmissão de doenças.

Mosquito-palha. Como combater e prevenir a picada deste inseto transmissor da Leishmaniose Visceral Canina?

Vectra 3D  evita a picada do mosquito palha por até 30 dias, começando a agir 1 hora após a aplicação, além de sua ação contra pulgas e carrapatos. Pode ser aplicado em cães a partir de 7 semanas de idade ou 1,5kg

Por justamente evitar a picada, é um importante aliado na prevenção de doenças, especialmente as transmitidas por estes vetores como o mosquito-palha.

Mostrar mais

Redação do Blog

A Ceva é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de saúde animal.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Se inscreva aqui e receba as notícias em primeira mão para proteger seu cão!

Você se inscreveu com sucesso!

Fechar