A LeishmanioseDicas

Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas.

Não é todo cachorro contaminado que possui sintomas do Calazar. Estima-se que 60% dos cães possuem a doença, mas não apresentam sinais; isso porque o tempo de incubação pode ser de três meses a seis anos.

Infelizmente, muitos tutores, por falta de informação, só os levam para o veterinário após sintomas críticos, o que acaba levando à indicação de eutanásia.

Como saber se meu cachorro tem Calazar?

Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas

devido ao Calazar, aproximadamente quarenta mil cachorros foram sacrificados em 2015. Mas não é possível saber ao certo quantos animais infectados há atualmente, uma vez que a doença não é de notificação compulsória, isto é, os médicos veterinários não têm obrigação de levar aos órgãos públicos de saúde a quantidade de casos existentes.

O primeiro a se fazer é levar seu cachorrinho ao profissional e pedir um exame para diagnosticar o Calazar. Em caso de resultado negativo, as ações preventivas devem ser iniciadas de imediato.

Aqui no Blog temos uma série de artigos que podem lhe ajudar a entender melhor como funciona o combate e a prevenção. E ainda, o conceito Double Defensa Ceva, reconhecido como um dos métodos mais eficientes de prevenção contra o Calazar.

Contudo, se o resultado for positivo (cão contaminado), deve-se começar o tratamento e mantê-lo até o final da vida do animal.

Principais Sintomas do Calazar em Cachorros.

O cachorro com Calazar pode apresentar sintomas diferentes, tais como:

  • Alopecia – perda de pelos;
  • Descamação da pele – sobretudo no focinho;
  • Úlceras na pele – mais comum na orelha, na cauda e no focinho;
  • Emagrecimento;
  • Desânimo; e
  • Onicogrifose – alto crescimento das unhas.
Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas
1 – Área de alopecia-hipotricose com presença de disqueratinização furfurácea, crostas hemáticas (setas), eritema e lignificação local. 2 – Disqueratinização (seborreia) em ponta de orelha (dermatose marginal). 3 – Hiperqueratose nasal / Crédito de imagem Dr. Claudio Rossi e Dr. Maurício Zanette

Quando o Calazar está mais avançado, também pode haver o surgimento de ínguas; esplenomegalia (que é o aumento do baço); e hepatomegalia (aumento do fígado). Além disso, o cachorro pode apresentar problemas no fígado, hemorragias no intestino, vômitos, atrofias nos músculos, alterações de habilidades locomotoras e articulares; e problemas nos olhos, como conjuntivite.

O sistema imunológico do cachorro enfraquece, o que facilita outras patologias por meio de vírus e bactérias. Se não for devidamente diagnosticado e tratado por um médico veterinário – o único profissional com habilitação para fazê-lo – o cachorro pode morrer!

O que torna o Calazar tão difícil de ser controlado?

A resposta é simples: a doença é silenciosa! O protozoário Leishmania é o vilão do diagnóstico, porque precisa de certo tempo para fazer com que os sintomas apareçam nos animais. Um cachorro pode ter a doença e simplesmente não apresentar alterações clínicas. O período de incubação pode chegar a 6 anos como já dissemos.

Como prevenir a Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar?

A prevenção é caminho mais simples e eficaz para a garantia da saúde do cachorro. Um dos métodos mais utilizados é o uso do repelente contra o inseto transmissor da doença, altamente recomendado pelas instituições de pesquisa e saúde de animais.

O repelente não possui cheiro e é resistente à água, o que leva à prevenção de contato do cachorro com moscas, carrapatos e pulgas. E ainda a vacinação que além de proteção, reforça as defesas naturais do seu cão contra o parasito Leishmania.

Conceito Double Defense Ceva

Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas vacinas contra a leishmaniose

O conceito Double Defense ou dupla defesa consiste numa abordagem multimodal de proteção à Leishmaniose Visceral Canina (LVC).

A estratégia é proteger o cão topicamente através de repelentes capazes de inibir a picada do flebótomo transmissor do Calazar (Vectra 3D, por exemplo), como também é conhecida a LVC. E sistemicamente com produtos que possuem ação contra o protozoário (vacina Leish-Tec, por exemplo).

Para entender melhor a atuação do método Double Defense, saiba que ele age prevenindo a doença por dentro e por fora. Criando uma barreira protetora para seu cão.

A proteção externa fica por conta do repelente tópico Vectra 3D que evita a picada do flebótomo transmissor (também conhecido como mosquito palha). A proteção interna é feita pela única vacina recombinante aprovada pelo MAPA e pelo Ministério da Saúde no Brasil, a Leish-Tec.

A vacina Leish-Tec® possui proteção individual de 92 a 96%.

Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas
Como saber se meu cachorro tem Calazar? Conheça os sintomas

Por isso, o uso da Leish-Tec com o Vectra 3D pode ser um grande aliado na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina.

E não custa ressaltar que somente o médico Veterinário é habilitado para aplicar a vacina Leish-Tec em seu cão.

Mostrar mais

Redação do Blog

A Ceva é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de saúde animal.

Artigos relacionados

36 Comentários

  1. A minha filhote de cachoro, começou apresentar irritações na pele(feridas) caiu o pelo da carinha e olhos ficaram inchados,as ela não perdeu o apetite e não a deixo ter contato com outros cachorros, mas meu padrasto não recolheu as fezes, apenas jogava água para lavar a casinha dela.. mas tenho receio q por conta dos mosquitos, ela tenha adquirido o calazar… No momento não tenho meios de lava-la ao veterinário:/.. tem algum teste ou uma forma q eu possa ter a certeza se ela está ou não ?.. desde já, obg pela atenção..

    1. Oiii a zoonoses de sua cidade disponibiliza gratuitamente o exame para leishmaniose, levei minha cachorra na zoonoses de minha cidade e foi feito o exame gratuitamente

  2. A minha cachorra morreu e desde entao o filho dela meu cachorro ñ quer mas comer, ele esta todo ferido e está pior q cachorro de rua , “só osso” , ele nao quer comer mais, e so fica na casinha, as vezes eu penso q pode ser alguma doença , mas penso tmb que pode ser psicólogico ate pq a mae dele morreu e cachorros tem sentimentos, mas nas condições q ele esta eu diria q nao é por causa da mae dele nao , eu acho q ele esta sim com calazar . Eu tento n ter contato com ele pq é uma doença q pega em pessoas tambem !.

    1. E o que você está esperando para levá-lo ao veterinário? Seu cachorro está doente e precisa de ajuda urgente!

    2. Não é o contato direto com ele que vai te passar Leishmaniose (caso seja isso) e sim a picada do mosquito palha. Pesquise mais por favor. E procure ajuda urgente. Veja se o centro de zoonoses da tua cidade disponibiliza testagem. Independente do que seja o diagnóstico dele, se continuar assim esse pobre vai morrer por inanição. E por favor, se não tem condições de dar tratamento veterinário aos teus animais, não pegue outros após a morte desse. Eles dependem de nós. Tenha consciência.

      1. Minha Ronda tem a doença a 5 anos. No início ficou bem debitada, perdeu todo pelo e se encheu de feridas. Mas assim q diagnosticou e iniciou o tratamento, a recuperação foi muiito rápida. Hj ela inspira tutores desalentados pela falta de informações corretas q na grande maioria são passadas por Veterinários desatualizados ou incompetentes mesmo.😡😡

        1. Olá 👋 boa noite, a minha cachorra acho que ela está com a doença, poderia me falar mais sobre o tratamento e como funciona ? Caso queira me ajudar com alguma informação

    3. Já levou no veterinário? Porque desde que vc tenha um cão que faz parte da família, você tem a obrigação de quando ele não estiver bem, levar no veterinário. Isso agora e até lei porque configura maus tratos

    4. Só pega se for picada pelo mosquito.Ele mesmo não vai transmitir para vc .

  3. Oi Boa noite meu cão tá babando e forçando vômito e as vezes ele vômita ele tem 5 meses já levei no veterinário mais eles não descobrirão passarão medicamento mais não resolve oq pode ser q ele tem ?

    1. Boa tarde, meu cachorro está com leishmaniose já fazer 4 mês, está fazendo o tratamento, ele está bem, mais estou arrasada!!

  4. Boa tarde, meu cachorro está mais magro, olhos melados e tá um pouco fraco, às vezes ele até cai, sem forças eu acho, e foi de repente, há poucos dias isso. Vou levá-lo a um veterinário hoje. O que pode ser?

  5. Minha cachorra vai fazer dois anos , está magra cheia de coceira parece sarna , a unhas enormes e olhos meio vermelho e tem umas feridas na orelha que não sara . Fiz o teste deu positivo pra calazar agora só falta o de sangue meu Deus não quero que minha cachorra morra 😭

    1. Existem medicamentos que podem ajudar seu cão a viver melhor com calazar, procura um veterinário que ele te indicará o melhor, Ele pode sim viver com calazar….não sacrifique seu amor.

  6. Tenho uma carrinha pit ela está com o couro com muitas bolinhas passo a pomada todos os dias mas não está tendo resultado agora saiu no focinho dela é está prejudicado o olho esquerdo está com o ilho ficando branco remelado na minha cidade não tem veterinário pra cachorro levei na veterinário da proagro ele disse que não é calazar mas cada dia à minha cachorrinha fica pior quero sua opinião

  7. Meu cachorro tem um ano e a dois dias ele apareceu com o fucinho incjado parecendo picadas de mosquito ou de formiga ele é alergico a picada ?, mas ele nao quer comer esta tendo febre e esta ficando magrinho muito rapido, nao tenho como levar ao veterinario, e aqui aonde eu moro nao tem atedimento gratuito, me ajudem
    Nao sei o que fazer.

  8. Não se pega tendo contato com o animal e sim pelo a picada do mosquito eu estou cuidando de que no teste de positivo mas ainda estou esperando o do laboratório pra confirmar… mesmo cuido dela com carinho ela é muito animada sarou os fermentos e ela come bem … não despreze o bichinho chame o órgão responsável da sua cidade o exame é de graça .

  9. Oi, boa tarde. Meu cachorro é um pincher. Ele meio que está com uma feridas no corpo quase todo, e aonde tem feridas o pelo cai. Um dos olhos dele está ferido. E ele não perdeu apetite e nem peso, ele tem 1 ano. Pode ser calazar?
    À mãe dele e o pai já deram umas feridas também e os que me deram ele disse que é de família. Mas eu tô com medo de ser calazer. Estou passando um remédio nas feridas.

  10. meu caõzinho de 5 anos, poodle, começou a ter os olhos remelados, parecia conjuntivite, as vezes fechava. Levamos ao veterinario e exames ok, porém apresentando anemia, começamos a tratar com colirio por 7 dias e já melhorou. Nesse meio tempo fizemos o exame 4dx (acho que é assim o nome), nada identificado, prosseguimos para o de calazar e deu reagente. Estou arrasada. Meu cachorro está esperto, come bem, o unico sintoma foi essa baixo peso e essa infecção no olho. Existe exame falso positivo? Estou em frangalhos, tenho outro de 6 meses e morro de medo de ele pegar também, hoje mesmo já coloquei aquela coleira protetora em ambos. Vamos tentar tratar. Ele é muito dificil de tomar remedio, Deus nos ajude

    1. Boa noite,estou com minha cachorrinha assim também. Ela é uma Poodlle, os olhos sempre inchado, e agora parou de comer. Já não sei mais o que fazer. Ela já passou pelo teste de calazar no mês de fevereiro, na época deu negativo. O veterinário passou um colírio e remédio pra disiflamar. Mas, ainda assim, os olhos dela continua remelando e inflamados, feridos do lado externo.

  11. Se quiser salva-lo leve imediatamente ao veterinário. Pode ser muitas coisas, mas são sintomas da doença do carrapato. Sei disso porq minha cadela já teve duas vezes, apesar de todo cuidado q tenho.

  12. Oi boa tarde o meu grande amor se foi a dois dias como é triste eu descobri q ela estava com calazar ao fazer o exame de sangue e eu perguntei se teria q sacrificar .ela estava com um tumor na mama também mais mesmo asim comprei remédios mais não teve geito parou de comer e de tomar água triste não desejo pra ninguém passar por isso ela só durou mais uma semana estava sofrendo muito e obg a levar pra sacrificar como dói meu deus 😭😭

  13. O cachorro Rotvaller manifestou ferimentos internos na oreha, ja levamos a 4 veterinarios. Mas nao conseguiu nenhum tratamento eficaz. Esta muito grave e o cachorro nao deixa aplicar a medicação dificultando o tratamento. nao sabemos mais o que fazer.

  14. Oi boa tarde minha cachorra pegou cinomose faz um mês e poucos dias está ótima dei remédio e ela está se recuperando (não fui ao veterinário pois não tenho dinheiro dei tetraciclina e vitaminas.. a ela e graças a Deus está bem )
    Só que agora ela está com umas coceiras na pele a pele dela tá feia e está com umas falhas nos pelos estou com medo de ser calazar você acha que ainda é sintoma da cinomose?
    Não sei o que fazer para parar com essa coceira me ajuda por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Se inscreva aqui e receba as notícias em primeira mão para proteger seu cão!

Você se inscreveu com sucesso!

Fechar