Notícias

Marília confirma primeiro caso de leishmaniose em 2020

Paciente é uma mulher de 38 anos, moradora do bairro Santa Antonieta; prefeitura informou que está seguindo o protocolo de sintomático para a doença.

Marília confirma primeiro caso de leishmaniose em humanos em 2020 — Foto: Reprodução / TV TEM

A prefeitura de Marília (SP) confirmou, nesta terça-feira (4), o primeiro caso de leishmaniose do ano em humanos na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a paciente é uma mulher de 38 anos que mora no bairro Santa Antonieta, região da cidade que registra grande parte dos casos de leishmaniose. (Confira o número de casos na cidade)

A prefeitura informou que a paciente apresentava febre e perda de peso, e estava recebendo atendimento por uma outra suspeita quando acabou diagnosticada com leishmaniose. O resultado positivo foi confirmado à Vigilância Epidemiológica em janeiro.

Agora, segundo a prefeitura, a mulher está sendo assistida no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), órgão vinculado ao município que trata infecções mais complexas.

A Secretaria Municipal da Saúde também informou que está fazendo buscas nas proximidades do bairro, descartando casos de dengue e seguindo o protocolo de sintomático para leishmaniose.

Confira o número de casos de leishmaniose em Marília

  • 2019
    número de notificações: 37
    positivos: 4
    1 óbito de uma senhora de 72 anos
  • 2020
    número de notificações: 2
    positivos: 1 tratada e 1 aguardando.

Leishmaniose em Tupã

Um caso de leishmaniose visceral também foi confirmado neste ano em Tupã. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é uma criança de 4 anos, que apresentou quadro de febre e dores abdominais.

Após a confirmação, a prefeitura deu início às ações de bloqueio na cidade, começando pelo bairro onde a criança foi infectada. Em 2019, Tupã notificou três casos, incluindo uma morte.

Fonte
G1
Etiquetas
Mostrar mais

Redação do Blog

A Ceva é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de saúde animal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Se inscreva aqui e receba as notícias em primeira mão para proteger seu cão!

Você se inscreveu com sucesso!

Fechar